Pessoal, estou blogando e twittando (na medida do possível) direto do I FTP - Festival de Tecnologia de Petrópolis. Apesar da oniausência (existe isso?) de blogueiros e twitteiros, as palestras estão de alto nível. Vocês podem acompanhar ao evento do meu Twitter, e vou colocar novidades aqui no blog. Estou colocando também os primeiros comentários na empresa nacional, através de alguns links abaixo.
Inaugurado ontem, o FTP teve uma intensa participação de entidades de governo e também de empresários do país. Ao contrário dos eventos de tecnologia normais, este não é um evento de venda, mas um evento para se discutir e analisar o panorama de tecnologia, no Brasil e no mundo.
Ontem a noite, o secretário-executivo do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), Luiz Antonio Rodrigues Elias deixou um recado para as pessoas e empresas de TI brasileiras: há dinheiro para investimento em inovação, mas é preciso ter projetos com maturidade e consistência.
No dia de hoje, a primeira palestra foi do Ben Kaufman (foto ao lado), que é o fundador da Kluster, a empresa que produz entre outros site Name This. Kaufman foi o fundador da Mophie, empresa de acessórios para iPod/iPhones. Ele contou sobre o seu processo empreendedor e criativo, e como está criando inovação na internet através de suas tecnologias.
Logo em seguida, tivemos a apresentação do Eduardo Kac, um artista plástico alucinante. Ele mostrou diversos trabalhos, bastante polêmicos. Desde coelhinhos que brilham no escuro até implantes eletrônicos nele mesmo. No mínimo, é uma oportunidade de questionar temas como ética, religião, tecnologia, fé. Ou, no mínimo, fazer você pensar o que aquele cara anda fumando... ;-)
Logo após uma apresentação dos principais CIOS do mercado de Petróleo e Gás do país, debatendo sobre desafios e prioridades estratégicas destas empresas: Shell, BR Distribuidora, Chevron (Texaco), e Petrobrás. Logo após o almoço, uma apresentação do presidente da GE Celma, Marcelo Soares, apresentando a maior exportadora de serviços do país. A empresa, sediada em Petrópolis, revisa turbinas das maiores empresas de aviação do mundo.
Finalmente, enquanto escrevo este post, uma excelente palestra do Clemente Nobrega sobre inovação e sobre dinheiro novo, Ainda há mais por vir. Quem puder, apareça!!! Mais detalhes em www.ftp2008.com.br.
Em seguida, houve ainda mais uma palestra seguida de um debate entre três empreendedores que já tinham conseguido fundos para seus negócios, sendo um interessante contraponto com a palestra de Ben Kaufmann: André Fonseca do grupo Virtus, Bruno Lessa, da Fábrica Digital e Sérgio Cabral, da Idea Valley.
Os três ressaltaram o desafio de empreender no Brasil, onde a cultura não estimula o empreendedorismo. Cada um com diversos caminhos conseguiu fazer a empresa crescer, através de investimentos privados e de governo.
No final da noite fui com o André e o Bruno e uma galera da Virtus numa performance alucinante de Luis DuVa, que ocorreu na Sala Manoel Bandeira, como parte do Festival de Tecnologia de Petrópolis.
Em síntese, o cara usa o equipamento ao lado para fazer uma composição ao vivo de som, imagem e textos, gerando um resultado que não deixa ninguém apático.
Como minhas impressões sobre a performance foram intensas como a mesma, publiquei lá no meu outro blog, o Coisa Fácil. Clica aqui pra ler lá.
Um comentário:
O evento está realmente sendo bem interessante, apresentando conteúdos que nos dão uma oportunidade de refletir sobre os caminhos e oportunidades no quadro tecnológico nacional e mundial, promovendo ainda motivação e entusiasmo em torno dessas possibilidades... ;-)
Postar um comentário