domingo, 24 de agosto de 2008

Cinco coisas que você pode fazer por você (e sua carreira)

Já faz algum tempo que eu não escrevo algum post sobre mercado de trabalho, crescimento profissional e correlatos. Quando escrevi este artigo foi pensando naquelas pessoas que estão buscando organizar suas carreiras e não sabem bem por onde começar. Assim, montei um artigo pensando sobre quais são as coisas importantes para qualquer profissional em qualquer área.

1. Leia - Em geral, o brasileiro não lê. Pra piorar, o brasileiro que lê, lê muita besteira. Tenho certeza que a leitura ajuda as pessoas em vários aspectos: cultura geral, vocabulário, conhecimentos específicos. Escolha um tema que você goste ou que tenha a ver com o seu trabalho e leia.

2. Escreva - Não tenha medo de escrever. Faça que nem quando você canta no banheiro: escreva para você mesmo! Ou escreva para os outros. Não estou falando do miguxês que aparece no orkut. Estou falando de português. Escreva qualquer coisa, nem que seja num pedaço de papel, só pra começar. Isso ajuda a você a ter fluência e saber se expressar na forma escrita, o que vai ajudar muito na sua vida profissional. Não adianta ter boas idéias, se você não sabe colocar elas no papel de modo que os outros entendam;

3. Fale inglês - O idioma americano é um importante complemento para praticamente qualquer carreira. Se você não sabe nada, já está atrasado. Se está só um pouco enferrujado e precisa melhorar, são várias as oportunidades de aprimorar o seu inglês. Tente ver um filme sem legendas, ou veja como é possível ganhar vocabulário traduzindo você mesmo uma letra de música que você gosta. A fluência se conquista na prática.

4. Seja informatizado - A tecnologia já faz parte da vida das pessoas. Se você já sabe usar direitinho o seu micro, usar bem um processador de texto, copiar aquivos pra um pen drive e sabe fazer buscas na internet, você está a poucos passos de tirar proveito de mais coisas. Existem uma série de aplicativos e ferramentas que podem ajudar no seu dia a dia, como por exemplo, ferramentas para gravar vídeos (ou aulas), cursos online gratuitos, etc. Não tenha medo e adquira o hábito de fuçar e entender de tecnologia.

5. Nunca pare de estudar - Nunca deixe os seus conhecimentos estacionados. Procure cursos de extensão em universidades, cursos de férias, cursos online, ou quem sabe até mesmo uma segunda graduação. O seu horizonte se amplia quando os conhecimentos são plurais.

Não quero dizer que quem não pratica as sugestões acima não vá se dar bem. Mas tenho certeza que com estes passos, que são muito simples, você pode se tornar uma pessoas e um profissional muito mais interessante.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tela Azul da Morte nos Jogos de Pequim

Saiu no Gizmodo: Em uma incrível ação de marketing viral, o mundo inteiro conheceu alguns dos recursos do sistema operacional da Microsoft (maldade da galera do Linux):

image

A foto foi tirada no momento da abertura dos jogos, na hora em que a tocha olímpica ia ser acesa.

Parece que o problema foi em algum dos equipamentos que projetavam imagens, que ao que parece, usam Windows Embeeded/CE, uma versão do Windows para dispositivos móveis.

Errar é humano, e certamente poucas pessoas perceberam o ocorrido. Mas aí vem a galera do linux (alô Cacilhas) divulgando e fazendo piada. Tá certo! É pra rir mesmo... ;-) Mas aposto que eles não viram a abertura, depois disso... ;-)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Software + Serviços no FTP 2008

Acabei de fazer uma apresentação no I FTP - Festival de Tecnologia de Petrópolis sobre o tema de Software = Serviços. A palestra foi um interessante contraponto sobre a babel de nomenclaturas de TI quando o negócio é tecnologia usando a internet. Como prometi, aqui estão os slides. Para fazer download é só clicar ir aqui.

Obrigado a todos que puderam participar.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

FTP 2008 !

Pessoal, estou blogando e twittando (na medida do possível) direto do I FTP - Festival de Tecnologia de Petrópolis. Apesar da oniausência (existe isso?) de blogueiros e twitteiros, as palestras estão de alto nível. Vocês podem acompanhar ao evento do meu Twitter, e vou colocar novidades aqui no blog. Estou colocando também os primeiros comentários na empresa nacional, através de alguns links abaixo.

Inaugurado ontem, o FTP teve uma intensa participação de entidades de governo e também de empresários do país. Ao contrário dos eventos de tecnologia normais, este não é um evento de venda, mas um evento para se discutir e analisar o panorama de tecnologia, no Brasil e no mundo.

Ontem a noite, o secretário-executivo do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), Luiz Antonio Rodrigues Elias deixou um recado para as pessoas e empresas de TI brasileiras: há dinheiro para investimento em inovação, mas é preciso ter projetos com maturidade e consistência.

imageNo dia de hoje, a primeira palestra foi do Ben Kaufman (foto ao lado), que é o fundador da Kluster, a empresa que produz entre outros site Name This. Kaufman foi o fundador da Mophie, empresa de acessórios para iPod/iPhones. Ele contou sobre o seu processo empreendedor e criativo, e como está criando inovação na internet através de suas tecnologias.

Logo em seguida, tivemos a apresentação do Eduardo Kac, um artista plástico alucinante. Ele mostrou diversos trabalhos, bastante polêmicos. Desde coelhinhos que brilham no escuro até implantes eletrônicos nele mesmo. No mínimo, é uma oportunidade de questionar temas como ética, religião, tecnologia, fé. Ou, no mínimo, fazer você pensar o que aquele cara anda fumando... ;-)

Logo após uma apresentação dos principais CIOS do mercado de Petróleo e Gás do país, debatendo sobre desafios e prioridades estratégicas destas empresas: Shell, BR Distribuidora, Chevron (Texaco), e Petrobrás. Logo após o almoço, uma apresentação do presidente da GE Celma, Marcelo Soares, apresentando a maior exportadora de serviços do país. A empresa, sediada em Petrópolis, revisa turbinas das maiores empresas de aviação do mundo.

Finalmente, enquanto escrevo este post, uma excelente palestra do Clemente Nobrega sobre inovação e sobre dinheiro novo, Ainda há mais por vir. Quem puder, apareça!!! Mais detalhes em www.ftp2008.com.br.

imageUPDATE DO DIA:

Em seguida, houve ainda mais uma palestra seguida de um debate entre três empreendedores que já tinham conseguido fundos para seus negócios, sendo um interessante contraponto com a palestra de Ben Kaufmann: André Fonseca do grupo Virtus, Bruno Lessa, da Fábrica Digital e Sérgio Cabral, da Idea Valley.

Os três ressaltaram o desafio de empreender no Brasil, onde a cultura não estimula o empreendedorismo. Cada um com diversos caminhos conseguiu fazer a empresa crescer, através de investimentos privados e de governo.

No final da noite fui com o André e o Bruno e uma galera da Virtus numa performance alucinante de Luis DuVa, que ocorreu na Sala Manoel Bandeira, como parte do Festival de Tecnologia de Petrópolis. 

Em síntese, o cara usa o equipamento ao lado para fazer uma composição ao vivo de som, imagem e textos, gerando um resultado que não deixa ninguém apático.

Como minhas impressões sobre a performance foram intensas como a mesma, publiquei lá no meu outro blog, o Coisa Fácil. Clica aqui pra ler lá.