sábado, 3 de fevereiro de 2007

Backup online, a melhor solução!

É bastante comum, na minha empresa, recebermos e-mails de pessoas que perderam todos os dados dos seus discos rígidos e não sabem o que fazer. Lembro de pessoas desesperadas, procurando por uma solução que pudesse recuperar trabalhos, monografias e outros dados importantes.

A experiência me ensinou duas coisas importantes:

1. Discos rígidos vão falhar - é apenas uma questão de tempo. Como tratam-se de dispositivos mecânicos, estão sujeitos ao desgaste e a outras falhas.

2. Você vai esquecer de fazer o backup - esta constatação é simples. Ninguém gosta de ficar fazendo uma tarefa repetitiva e chata diariamente, semanalmente ou mensalmente. Não há nada mais chato que ficar esperando o seu gravador de DVD copiar as pastas que você precisa.

Finalmente consegui encontrar uma solução que resolve corretamente os dois problemas acima e além disso, é gratuita: é o Mozy, da Berkely Systems. a idéia é simples: você instala o programa e seleciona que tipos de arquivos (ou que pastas) deseja fazer backup e pronto. O Mozy copia todos os dados de maneira criptografada para um servidor seguro dentro de um datacenter. Assim, quando precisar de algum arquivo, basta recuperar, seja via web ou usando a própria aplicação. O produto é gratuito até 2 Gb.

2 comentários:

Bruno Pisciotti disse...

Excelente BLOG Silvio!!!
O segredo é backup on-line!
Esse BLOG será uma outra rede de informações e pontos de vista que irá se conectar com todos nós!

Grande abraço,
Bruno

Anônimo disse...

Estou utilizando um sistema brasileiro chamado GBACKUP, e tem superado minhas expectativas, dá uma olhada: www.gbackup.com.br