Para quem vem acompanhando a minha atividade blogueira (iniciada no Coisa Fácil, e em seguida no finado Pense "Fora da Caixa") e também a crescente atividade da "blogosfera", não é novidade a eficiência do blog como meio de comunicação.
Para quem chegou agora, no entanto, este conceito não está claro. Não sei ao certo se o blog ainda é visto como um canal de comunicação menos nobre, como um pseudo-site ou se ainda, simplesmente, não "pegou" como deveria. Claro, tem gente que usa blog como álbum de fotos, como diário melado de chorosidades, etc... Mas a coisa não é por aí. A grande maioria que ainda não entendeu como é que a brincadeira funciona.
Numa passeada rápida vemos blogs que se destacam pela qualidade dos textos, assumindo uma quase "profissionalização" da "profissão". O Fábio Cipriani tem um excelente livro sobre este assunto, que é recomendado para qualquer um que queira se aventurar por estes caminhos (e o primeiro capítulo é grátis).
A ênfase disso tudo está na contação que a internet permitiu que as pessoas expressem as suas opiniões de forma "audível" a um número cada vez maior de pessoas. Uma das muitas formas de expressão desta comunicação está representada pelos blogs. Através deles uma opinião é formada, uma idéia reciclada e por fim, pessoas interagem.
E o impacto disso já foi percebido pelas empresas. O blog, ou a comunicação das pessoas, tem um poder incrível na hora de recomendar ou condenar um produto. E é este aspecto que quero destacar: o blog como ferramenta de negócios, ajudando pessoas, produtos e mercados. Como se houvesse uma grande conversa rolando ao mesmo tempo, discutindo assuntos do meu interesse, ao meu dispor. E no fundo é isso mesmo. Os blogs são a melhor expressão destas conversas. E o melhor é que você poderá fazer parte delas.
Graças a tecnologia, então, conseguimos que as pessoas possa falar sobre produtos e mercados. As pessoas podem ter voz. Ouvir e ser ouvidas.
Segundo o Fábio Cipriani, um blog pode ajudar a sua empresa a:
- Fazer barulho na internet e aumentar o valor da sua marca
- Melhorar a comunicação interna da sua companhia e otimizar os processos
- Aproximar-se mais dos clientes e entender os pontos de vista deles
- Enriquecer o conhecimento de seus clientes mostrando-se especialista
- Colher opiniões e testar novas idéias de produtos ou serviços
- Inserir a sua empresa no mercado global
- Ser transparente e bem valorizado pelo mercado e pela imprensa
Acredito que um blog pode fazer isso não só pela sua empresa, mas também sobre as suas idéias. É um canal onde elas vão estar sendo apresentadas ao grande público, mas de certa maneira, ainda de maneira controlada.
Este é o espírito deste blog, é para isso que ele existe: ele quer ser uma conversa, quer ser um ponto de encontro de idéias e também uma outra rede de comunicação, onde juntos construiremos algo melhor e mais completo do que aquilo que começamos.
quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007
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