Existem algumas maneiras de administrar sua equipe numa empresa. Uma delas é pelo medo e a outra é pela fé. Eu já experimentei as duas, e prefiro administrar pela fé.
Administrar pela fé é ter um grupo de pessoas na empresa que faz as coisas por que acredita na sua empresa, e acredito no que você acredita. Acredita que os resultados da empresa são consequências do somatório dos resultados da equipe e que tudo aquilo que for conquistado - individual ou coletivamente - é resultado desta fé. Esta administração é chamada comumente de liderança.
Administrar pelo medo é quando você precisa usar a força - seja ela verbal, moral - para conseguir as coisas que você precisa. Se não obedecerem, usa a força - daí, o medo. A empresa passa a ser então uma máquina que segue ordens. Os erros e acertos são, no fundo, frutos da imposição da vontade - nem sempre certa - do líder. Com isso, a equipe faz o que se manda, não o que é preciso fazer. Diz o que se quer ouvir, não o que é preciso dizer. Anda pra trás, na verdade.
Quando você administra pelo medo, é que na verdade, você perdeu a sua fé...
Publicado originalmente na versão beta deste blog, o Pense "Fora da Caixa"...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário