sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Organizando suas fotos na web e no desktop

Tenho pesquisado e brincado um pouco com alguns softwares da plataforma Live, da Microsoft. Quero indicar mais um deles, o Galeria de Fotos do Windows Live (ou Windows Live Photo Gallery).

wlpg

O produto é um concorrente do Picasa do Google, e serve para controlar as suas fotos, fazer pequenos ajustes e organizar a coisa toda em serviços de armazenamento online. A opção nativa, é claro, é o serviço Windows Live Spaces, onde você pode publicar as suas fotos, assim como o do Google é o Picasa Web Photos.

Eu gostava do Picasa, mas o Photo Gallery tem um recurso que chamou a minha atenção: ele permite que você organize e envie as suas fotos diretamente para o Flickr.

Pra quem não sabe, o Flickr é um produto do Yahoo!, e é um dos mais populares repositórios de fotos online do mundo. Ele organiza as suas fotos e por uma merreca por ano você faz upload ilimitado delas lá.

O Photo Gallery vem no Vista, mas funciona no XP também. A interface é uma cópia escancarada do similar ao Picasa, mas atende melhor ao que eu esperava de um sistema destes. Afinal, por que eu teria que usar o sistema do Google se as minhas mais de 6000 fotos moram felizes no meu Flickr? A Microsoft fez uma excelente jogada de marketing e tecnologia.

Tem alguns hacks malucos pra fazer o Picasa colocar as fotos no Flickr, mas nada se compara a um recurso nativo. Pra quem gosta de outros sistemas operacionais, nada feito - ele só funciona no Windows - apesar de eu concordar que ele ficaria uma maravilha no Mac, assim com o Live Writer.

3 comentários:

Roneyb disse...

Pois é, esta é a grande diferença entre Live e Livre ;-)

Hoje em dia a gente conecta na Rede por tantas vias diferentes (celular, palm, tablet, notebook) com tantos sistemas diferentes (symbian, Linux, Mac) que uma solução que não seja opensource (livre) acaba ficando meio sem sentido já que elas normalmente rodam em tudo. Pelo menos para mim.

O que eu uso aqui para guardar todas as minhas fotos é a galeria da Kodak e as que quero compartilhar com amigos vão para o Multiply. Nunca me adaptei bem à interface do Picasa além dele ter um "limite" de 1GB que os outros não tem.

Roneyb disse...

Hehe! Que cabeça a minha! Fui ver lá o Picasa e vi que ele também só roda em Windows! Provavelmente foi por isso que não me adaptei: quando testei, anos atrás, coloquei em uma máquina Windows e não tive tempo de explorar até me acostumar.

Vi o tutorial e me pareceu bem similar ao iPhoto, o iPhoto é legal! A interface não era assim logo que lançou. É bom que haja um programa de fotos similar ao do Mac para Windows.

Anônimo disse...

Já tinha experimentado esse programa há algum tempo. Gostei não. Achei ele meio pesado pra rodar, a navegação ruím e meio fraco de opções...

Achei legal o recurso de fazer fotos panorâmicas; muito interessante e funciona mesmo, mas ainda estou tentando achar uma utilidade pra isso... :)

Contudo, o programa tem uma interface bonita (à la Windows Live), e a vantagem de enviar pra o Flickr é indiscutível...

Mas como eu uso o Picasa como meu álbum de fotos na web e como o programa deles também tem bons recursos e uma interface agradável, fico com o Picasa mesmo...

Abraços!