sexta-feira, 29 de junho de 2007

Enfim, uma rede social que faz sentido!

De tempos em tempos, eu recebo convites diversos para participar das "redes sociais", ou seja, sites no estilo do Orkut. A idéia por trás destes sistemas é conectar pessoas e permitir que cada um compartilhe informações sobre si mesma para seus amigos e amigos de seus amigos.

Eu já escrevi alguns artigos sobre os aspectos gerais do Orkut, em particular com relação a sua privacidade. Tem gente que coloca a vida inteira lá (só falta colocar agência, conta e senha bancária) e acha que ninguém está vendo. Bom ou ruim, o Orkut é hoje o site mais acessado no Brasil, acima de qualquer portal. Basta ir num McDonalds perto da sua casa que você verá as pessoas acessando Orkut naqueles computadores.

Se eu já achava que o próprio Orkut não fazia sentido (ok, vá lá, pode fazer algum sentido), qual seria o sentido de criarem mais e mais redes sociais como andam fazendo por ai? Eu já recebi convites para participar de tantar redes que eu nem me lembro mais de todas... Foi um tal de Gazzag, depois um tal de Multiply, hi5, e também recentemente recebo mensagens de que someone has tagged you :) ! Tem até sites onde você mesmo cria a sua rede social!!!

Então, se estas redes fazem algum sentido, deve ser pela quantidade de pessoas que elas tem, e nesse pontos nada supera o Orkut mesmo. Lembrem que nem mesmo o Uol com sua versão brazuca do Orkut com argumentos como "não dá erro", "não é lento" mudaram as pessoal de lugar. Isso em tempos em que o Orkut dava erro direto e era lento igual tartaruga...

Nas minhas navegações encontrei uma rede social que tem tudo para fazer sentido e dar muito certo aqui no Brasil. Trata-se do Geni.com - Everyone´s Related - a ferramenta é bastante simples e permite que você crie a árvore genealógica da sua família graficamente. Basta colocar uma pessoa e dizer de quem ela é filha e daí ir construindo a árvore. Se esta pessoa tiver e-mail, por exemplo, você adiciona o e-mail dela e ela mesma vai poder sair complementando esta árvore e assim o trabalho todo não fica com você.

Muitos de nós aqui no Brasil tem família ou parentes fora do país (não só pela origem, mas as vezes por alguém que debandou pra outras terras). Devo dizer que para mim que tenho mais de 40 primos diretos (a grande maioria fora do Brasil) esta ferramenta tem sido bastante útil.

Um comentário:

Adriano Gonçalves disse...

Parece bem interessante essa idéia do Geni...
E eu ainda acho que o Orkut faça sentido, apesar da "crise dos spammers e dos fakes" e das pessoas que querem usar ele como "comunicador pessoal", como se as informações nele publicadas fossem privadas... Apesar disso, o Orkut, único e difícil de superar, tem se mostrado um bom retrato das tendências do mundo moderno e da forma como as pessoas se relacionam. É mais uma extensão dos ambientes sociais...